sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Candidatos a cargos no governo Obama precisam revelar detalhes da vida pessoal

O Globo OnLine

RIO - Enquanto o mundo aguarda o anúncio do futuro gabinete do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, os americanos estão de olho nos cargos que ficarão vagos com o fim de oito anos de governo Bush. Para os candidatos a postos de alto nível, entretanto, reportagem desta quinta-feira no "New York Times" alerta: um questionário de sete páginas com 63 questões está sendo enviado pelo escritório de Obama aos postulantes a vagas importantes. É, segundo o jornal, o mais extenso - "alguns dizem invasivo" - formulário já elaborado nestas circunstâncias, incluindo perguntas sobre histórico pessoal e profissional que abrangem também os cônjuges e filhos adultos.

Os candidatos devem responder se eles ou algum parente possuem armas, precisam citar qualquer email que tenham enviado com conteúdo embaraçoso para o presidente eleito, assim como algum post em blog e link para sua página no site de relacionamento Facebook. Entre as perguntas, se lê também: "por favor, liste todos os apelidos ou "handles" (identificação que permite acessar arquivo) que você usou para se comunicar na internet". Ainda segundo o "New York Times", apenas "pequenos detalhes" ficam fora: multas de trânsito de menos de US$ 50 não precisam ser citadas, informa o formulário.

O processo de seleção dos executivos do governo é duro há décadas, mas, segundo o jornal, a administração de Obama ampliou o rigor da avaliação além do esperado, especialmente por incluir parentes. A porta-voz chefe da equipe de transição, Stephanie Cutter, justificou o endurecimento afirmando que faz parte da mudança prometida pelo democrata.

- O presidente eleito Obama firmou um compromisso para mudar a maneira que Washington trabalha, e o processo de avaliação exemplifica isso - disse Stephanie.

O presidente eleito já anunciou também a criação de uma força-tarefa com 450 analistas para vasculhar a burocracia do governo Bush, percorrendo mais de cem departamentos e agências federais. Ele afirmou ainda que lobistas serão aceitos no governo, desde que não trabalhem no setor que atuavam antes. A pergunta 18 do formulário para cargos no governo se encaixa nesta preocupação, questionando se os candidatos ou membros de sua família tiveram ligações com qualquer instituição que esteja recebendo ajuda federal por meio do pacote para recuperar a economia americana.

No quesito "ajuda doméstica", o questionários pergunta o status imigratório de empregadas domésticas, babás, motoristas e jardineiros dos candidatos, além de indagar se os impostos que devem ser pagos pelo empregador estão em dia. Ao fim do formulário, a última das 63 questões pede, por segurança: "por favor, forneça qualquer outra informação, incluindo informação sobre outro membro de sua família, que possa sugerir conflito de interesse ou possa ser uma possível fonte de embaraço para você, sua família ou o presidente eleito".

Nenhum comentário: