quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Obama fará discurso de nomeação em clima de espetáculo

Acostumado a reunir milhares em seus comícios pelo país, o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama fará seu mais importante discurso em uma noite programada para ser um grande espetáculo.

Em vez do Pepsi Center, local que abrigou a Convenção Democrata nos últimos três dias, o discurso de aceitação da nomeação democrata, oficializada nesta quarta-feira por aclamação, será no estádio Inviesco Field.

Queremos abrir a convenção para garantir que todos que quiserem possam vir se juntar à festa", explicou Obama, em uma aparição surpresa nesta quarta-feira. O estádio, do time de futebol americano local, comporta 75 mil pessoas e deve lotar de partidários e apoiadores do senador por Illinois.

O cenário também foi pensado para ser digno do próximo presidente dos Estados Unidos. Com colunas brancas, o palco foi montado para lembrar um templo grego, de acordo com o comunicado da equipe que organiza o evento. Coincidentemente, parece também com as colunas em frente à Casa Branca, sede oficial da Presidência americana.

O palco onde Obama discursará nesta quinta-feira tem ainda uma estrutura similar a grandes shows de rock. Ele pode ser erguido do chão - uma imagem forte para os milhões de americanos que acompanharão o evento pela televisão.

O local é também mais uma das comparações entre Obama e o popular ex-presidente John Kennedy que, em 1960, aceitou sua nomeação em um discurso para 80 mil pessoas no Coliseu de Los Angeles.

Segundo a programação para o discurso, assim que Obama acabar seu discurso, confete cairá sobre ele e fogos de artifício serão lançados ao redor do estádio.

Música
Para preparar o público para o grande discurso de Obama, a equipe democrata convidou algumas celebridades da música americana para participar do evento que deve durar seis horas.

O hino nacional --um dos momentos mais importantes em um país onde o patriotismo é muito valorizado - será cantado pela atriz vencedora do Oscar e cantora Jennifer Hudson. Além de negra e bem sucedida, ela é de Chicago, Estado por onde Obama é senador.

Ela foi convidada a cantar "The Star Spangled Banner" (título do hino nacional) na convenção a pedido do próprio senador.

A quarta noite da Convenção Nacional Democrata contará ainda com performances ao vivo de Will.i.am, vocalista do grupo Black Eyed Peas.

A estrela do hip hop foi autor de vários clipes de apoio a Obama que fizeram sucesso na Internet. Will.i.am ganhou até um "Webby Awards", considerado o Oscar da internet, pelo vídeo "Yes we can" ("Sim nós podemos") no qual demonstra seu apoio a Obama, visto por 17 milhões de internautas somente em fevereiro.

Outra grande estrela da música americana que deve comparecer ao Inviesco Field para prestigiar Obama é Stevie Wonder.

Em maio deste ano, ele fez um dos shows mais disputados do 39.º Festival de Jazz de Nova Orleans e aproveitou o evento para declarar seu entusiasmo com a candidatura histórica de Obama, o primeiro negro a conquistar a nomeação de um grande partido nos EUA.

"Estou bastante animado com Barack Obama. Espero que nós façamos a coisa certa para este país e para o mundo", disse o músico que deve repetir a declaração na noite desta quinta-feira.

História
Embora conte com grandes nomes da música, a grande atração desta noite deve ser mesmo Obama que aceita sua nomeação com um discurso de mudança - seu principal tema de campanha - e uma homenagem ao líder do movimento pelos direitos civis Martin Luther King.

No dia em que os EUA comemoram 45 anos do histórico discurso "Eu Tenho um Sonho", de King, Obama deve demonstrar mais uma vez sua renomada retórica que causou ovações de cerca de 200 mil pessoas em Berlim.

"Obama vai comunicar a urgência do momento, destacar as lutas que os americanos enfrentam para se unir e mudar o rumo de nossa nação", antecipou o Comitê da Convenção Nacional Democrata, em comunicado.

Os democratas aproveitam a data para fazer uma homenagem a King com a presença de seus dois filhos, Bernice e Martin Luther King 3º.

Com o tema "Mudança na qual podemos acreditar", um slogan emprestado da bem sucedida campanha de Obama pela nomeação, alguns grandes nomes do Partido Democrata devem discursar esta noite.

Entre eles, o ex-vice-presidente Al Gore que ficou popular pela sua defesa do ambiente.Também deve falar ao público o governador Bill Richardson do Novo México, que foi um dos pré-candidatos democratas, e o governador Tim Kaine, da Virgínia, que estava na lista de possíveis candidatos a vice de Obama.

Nenhum comentário: